quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FAMÍLIA VAZ E AGUIAR.


Luiza Leoniza e Chico Vaz

VAZ E AGUIAR

VAZ E AGUIAR- Segundo conta o sr. Chico Bertoldo, teve inicio com Ântonio Vaz de Aguiar, português e que veio de Pernambuco depois da expulsão dos holandeses.
Um dos mais conhecidos e respeitados membros da família Vaz e Aguiar era o sr:
Francisco Aguiar e Silva (nasceu 16.04.1897) um dos personagens principais no desenvolvimento da vila de Araticum ,nasceu na cidade de Palma hoje coreaú..
No seu registro de casamento por mim pesquisado consta que ele era um comerciante, Filho de Domingos de Aguiar Silva (nascido a 03.04.1863) e Raimunda Maria de Aguiar (nascida a 15.06.1871) E era casado com Luiza Leoniza França, nascida em (31.05.1901) no termo de Sobral no lugar conhecido como gonsalaves, seu pai era Filomeno de França Freitas (nascido a 05.09.1866) e Maria Eugenia de Souza nascido no termo de Santa Quitéria (em 01.05 1877) todos há muito tempo morando em Araticum .
Sua contribuição para a vila foi de extrema importância, considerado um homem rico más muito humilde, era dono de uma rua de casas, sítios e comércios de vender fazendas, doou as terras do cemitério e também as terras para a construção da escola estadual Zúlmira Agassis. Conhecido também como um grande chefe político,algumas pessoas afirmam que ele foi vereador outros dizem que não, foi afiliado do partido P.S.D, participou diretamente da grande reforma da igreja de São Vicente de Paula em 1941,foi presidente dos vicentinos (conferencia).
Do casamento de Chico Vaz e Luíza Leoniza, nasceram seis filhos homens e seis mulheres :
Vicente (Vicente Vaz) casou-se 3 vezes, com Branca, Mirian Miranda e Antonia Maria .
Filomeno (Bola) casou-se com Edice firme .
Domingos casou-se com Maria Ferreira França.
Joaquim (Jota) casou-se com Zuleide
José Aguiar e Silva (José Vaz) casou-se 2 vezes, com Adalgisa e Helena.
Luiz (Luiz Vaz) casou-se duas vezes, com Antonia França e Maria Aguída .
Francisca (francinha) casou-se com Vicente Firme.
Ana (Anita) Casou-se com José Ferreira Sousa.
Otacília (Ota) casou-se Diogo Mansueto.
Maria casou-se com o sr. Zezinho.
Tarciza (cirza) casou-se com Ciliro.
Tereza (Terezinha) casou-se com Ântonio Alfredo.

Chico Vaz,Faleceu em 1974, por consequência de uma trombose.
Até hoje a comunidade de Araticum o identifica pela grande referência da árvore benjamim plantada por ele no centro do distrito, Chico Vaz demonstrou um grande amor por essa terra.

ALGUNS DADOS TIRADO DO CARTÓRIO DE ARATICUM LIVRO DE CASAMENTO PÁGINA 63, CASAMENTO 67 DE 1910 A 1923.

19 comentários:

  1. Inácio, muito legal essas informações sobre o Araticum; eu tenho muita curiosidade a respeito das minhas origens e vivo pesquisando sobre o assunto; através do seu blog descobri a minha avó Francisca Ximenes de Aguiar e o tio Diogo, irmão de meu pai. Eu tenho muita vontde de visitar essa cidade,conhecer toda a parentada e ouvir as histórias. Nasci no Acre e moro em Mato Grosso. Sou a Verônica Prado Aguiar. Parabens e continue nos dando informações;

    ResponderExcluir
  2. eo ferreira aguiar de ubauna vcs tem augumas informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Ana Silva. Meu bisavô era Vicente Tristão Ferreira de Aguiar, filho de Tristão Ferreira de Aguiar, ele morava perto de Ubaúna. Consegui evoluir muito minha árvore por esse ramo. Se quiser falar comigo meu email é anasilvaak11@gmail.com

      Excluir
  3. nasci nesta cidade,tenho muita vontade de conhecer e ver familiares que não conheço que ficaram, tinha apenas 3 a 4 anos quando meus pais vieram para porto velho/ro; que Deus te abençoe amado e abençoe esta terra araticum/ubajara com muitas benção do nosso Senhor Jesus com milagres e salvação. gostaria de saber se conhece alguém com sobrenome Freitas da Silva.
    meu pai chamava-se Eufrasio Paulo da Silva e minha mãe chama-se Raimunda Freitas Prado meu imail é valdirfreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece então meu tio Antônio Fernandes Batista??
      O Mateus Prado é alguém de sua família?

      Excluir
  4. Também gosto de pesquisar sobre as origens da minha família.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da historia e queria fazer um pedido.. poderia falar sobre a historia de meu avô..José ferreira de aguiar que graças a deus ainda mora em Ubaúna e estar entre nos.. lhe agradeço muito. ass; Arlan aguiar

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu esposo, diudiogley vaz de aguiar ,procura seu pai biológico. Antonio vaz de aguiar. Ultima noticia que teve, que ele morava no mato grosso do sul.

    ResponderExcluir
  8. Alguem conhece uma Sra Chamada Antonia Vaz de Freitas?

    ResponderExcluir
  9. Meu pai é de Frecheirinha no Ceará o pai dele era João Vaz de Aguiar, e a mãe Francisca elitica Ferreira. Ele até hoje fala dessas cidades. Incluindo Santa Quitéria. Será que ele é dessa mesma família de desses Vaz de Aguiar? Sebe me informar se tem outra família com esse mesmo sobrenome? Ouvir falar por algumas pessoas q os Vaz de Aguiar tem uma construção muito grande na fundação da cidade de Frecheirinha..eu gostaria de mais informações...por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não acredito que existe outra família por lá se mãe a mesma. Meu pai Edimilson Lima de Aguiar nasceu em Frecherinha tbm. E é da família Vaz de Aguiar. Caso queira conversar 99 98829 6234

      Excluir
  10. Alguém tem informações sobre Bernardo Vaz de Aguiar, Maria Amélia Diniz Vaz e Isanio Mario Diniz Vaz?

    ResponderExcluir
  11. Gente ele é meu bisavó, meu avó é o Vicente Vaz kkk, que impressionante.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Há mais informações sobre Antônio Vaz de Aguiar? Data de nascimento ou de óbito? Alguma informação sobre filhos? Sou da família Aguiar de Coreaú e estou pesquisando. Acredito que Antônio Vaz de Aguiar seja descendente de judeus serfaditas.

    ResponderExcluir
  13. Que da hora ver essas histórias, sou bisneto de Ântonio Vaz de Aguiar, e neto de Domingos Vaz de Aguiar, Araticum terra boa.
    @beniciojr12

    ResponderExcluir
  14. MEU AVÔ EVARISTO ANTONIO DE AGUIAR NASCEU EM PALMAS CEARÁ. ERA FILHO DE ANTONIO DOMINGOS DE AGUIAR E LUZIA JOANA DE AGUIAR. ANTONIO DOMINGOS FALECEU EM FURNALHÃO EM 1936 E LUZIA JOANA EM 1955

    ResponderExcluir
  15. Amei conhecer um pouco da história de vocês. E gostaria de saber se tem alguém que conheceu ou é descendente de Laurindo Joaquim de Araujo e Filomena Vaz de Aguiar são meus avós paternos. Meu pai já é falecido e pelas histórias que eu ouvia... a família do meu pai era de Tianguá Ceará. Pelo menos foi de onde ele saiu e nunca mais voltou. Como eu nunca conheci ninguém por parte de pai... tenho vontade de conhecer. Meu nome é Eliane e atualmente moro no entorno de Brasília.

    ResponderExcluir
  16. Alguém conhece: Luiza Ferreira Aguiar?

    ResponderExcluir