sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FUTEBOL DE ARATICUM




Futebol anos 90
No final da década de 70 foi feito em Araticum um campo onde hoje Se encontra a quadra de esporte, ali o futebol de Araticum era jogado entre muitas pedras, em 1982 estive em Araticum pela primeira vez e tive a oportunidade de ver um jogo , lembro que era um domingo, e o time adversário era de Sobral ,entre outro lembro de alguns jogadores , Edilson do domingo Vaz (Que anos depois tive a honra de jogar com ele), Vicente Tomaz, o saudoso goleiro Cai não Morre, Nego da Caetana, Tobi,o saudoso Oliveira, Mundin do Lulu,Kim do Valdo entre outros, se não estou equivocado o dono do time era Frasquinho Alexandre , neste dia o campo estava lotado, o time de Araticum que não tinha um nome específico,era somente o time de Araticum , lembro também que poucos jogadores usavam chuteiras,alguns usavam kichute e outros estavam descalços.

Assim surgiu o Sulamérica
No início da década de 90 foi inaugurado em Araticum um novo campo levando em conta que o antigo não tinha mais condições de jogo a muito tempo. Para reiniciar o futebol que há muito tempo estava parado, Edilson Vaz fez um torneio. Ele dividiu os jogadores de Araticum em quatro times,a intenção era observar dentro desse torneio entre os jogadores que participaram os melhores para se formar uma seleção, o vencedor do torneio foi o palmeiras do nosso amigo Chico Baixinho. Bem terminado o torneio ele selecionou, os melhores, e formou com esses jogadores o primeiro e o segundo quadro, aí surgia o SULAMÉRICA, o nome Sulamérica não foi escolha dele (Edilson), o nome já veio no uniforme que ele ganhou do Melado Filipe que morava em Itaituba,(não era assim camisas da Nike, mais quebrava um grande galho) essas camisas já havia sido usado pelo Melado em um campeonato no comercial, um clube de Itaituba , e eu tive a honra de jogar pelo Sulamérica lá.
Fundado no início da década de 90, o Sulamérica, vem ao longo dos anos se mantendo vivo,diante das dificuldades que enfrenta o futebol no interior,muitos amantes do futebol vem se revezando no seu comando, entre essas figuras o mais tradicional é o Tio Valdo que assumiu depois da saída do fundador Edílson Vaz,muitas pessoas já fizeram parte dessa diretoria, entre eles lembro me agora do Raimundo Piaba, Ronaldo,Candote,Osvaldo, o polemico Manoel Tibúcio , Chico Cajado entre outros,o Sulamérica tem também um grande colaborador que por sua vez faz papel de treinador que e o Moacineide.
Conhecido como o canário do pé de serra o Sulamérica já formou grandes times no inicio da década de 90 até 96, o time teve sua melhor formação, revezarão se no gol, o grande Marola o goleiro Zomba,Arcajo (o melhor de todos) e o Zé Luiz , que alem de goleiro fazia a vez de zagueiro e era um grande cabeceador, na zaga se destacou o saudoso Marcondes,na cabeça de ária Joaquim Jorge ,e a grande força do time que era o meio e o ataque que tinha Edilson,Neguinho,Inácio Fabrício e Candote. Esse time realmente deixou saudades.
No início de 2000 o Sulamérica formou outro grande time, esse já participou de torneios e ficou conhecido como Arrastão, chegou a ganhar até dois torneios em um só fim de semana, sobre o comando do treinador Moacineide ,esse time começou só com Jogadores de casa e tinha um elenco entrosado ,os goleiros negão e Leonardo os laterais Joaquim ,Kim e o saudoso Chicó,na zaga Bendito Bereba, Ricardo ,José Luis , no meio Posmar, Louca, Biato e Inácio , e na frete se revezavam Betinho Leleco e Gá.
O Sulamérica vem mantendo suas atividades até hoje,no comando de Tio Valdo e Moacineide.E tem uma grande conquista, é proprietário do seu próprio campo


A RIVALIDADE DE 1993 A 1994.
No início, existia apenas o Sulamérica. Até que a diretoria começou a discordar em diversos pontos e se dividiu, então, formou se o Guarani a principal meta do novo time passou a ser, então, montar uma equipe competitiva para derrotar aquele que viria a ser seu maior rival.
Cercado de apoio político dos dois lados começou em Araticum uma grande rivalidade que iria durar um ano. Inesquecível, para quem vive e participa do futebol que é jogado hoje em Araticum, nada se compara aquela época, de campos lotados e de torcedores fanáticos.
O GUARANI
Em 1993 foi formado em Araticum o Guarani , formado pelo saudoso Manoel Tibúcio,depois de uma briga com o pessoal do Sulamérica. O Guarani durou mais ou menos um ano, passou 33 partidas sem perder, enfrentando times de Sobral, Ubajara, Ubauna, Frecheirinha Tianguá etc. , Foi sem dúvida o melhor time que já joguei em Araticum.
Na formação desse time se fez levantar a maior rivalidade do futebol de Araticum, brigas, entre as torcidas muita confusão, intrigas entre famílias, isso tudo sem os dois times nunca se enfrentaram , existia uma grande explosão de fogos quando um time perdia e outro ganhava, o guarani passou mais de um ano zuando o Sulamérica, já que ele passou mais de um ano sem perder .Só que um dia disputando um jogo pelo campeonato de Ubajara , o guarani empatou e como era campeonato e não amistoso teve que ir para os pênaltis e perdeu, pronto, foi o suficiente, na chegada do time em Araticum , o Sulamérica soltou tanto foguete que o time do Guarani simplesmente se desmotivou e acabou.
Relembrar essas coisas nus leva para um tempo que não volta, nos traz lembranças boas, como foi bom ter vivido essa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário